A origem do Iron Maiden vem um pouco antes de 1975, nas ruas cinzentas “East End londrino“, resistiu à monotonia e pobreza dos bairros da periferia. Londres naqueles anos era o centro do negócio musical, e todo mundo tentava tirar a sorte grande.
Steve Harris abandonou uma carreira como jogador de futebol, membro fundador do Iron Maiden, ele já tinha experiência em outras bandas, algumas de tendência punk, assim em 1972 junto com seu amigo Dave Smith, começaram a tocar juntos e em poucos meses criaram uma banda chamada “Infuence” passado algum tempo mudaram o nome da banda para “Gypsy’s Kiss”.
Junto com Harris estava Dave Smith (guitarra), Bob Verschoyle (vocal) e Tim Wotsit. Foi com esta banda quando Steve Harris estreou na Igreja de St. Nicholas em Popcar, com seu primeiro baixo, uma copia de Fender Telescarque custou umas 40 Libras.
Depois de algumas apresentações Steve Harris abandonou “Gypsy’s Kiss” e foi para outra banda chamada “Smiler” fundada por Doug Samson (bateria), Mike Clee (guitarra), Tony Clee (guitarra) e Denis Wilcock (vocal). Dessa banda saiu “burning ambition” e mais tarde Steve abandonaria a banda.
Nenhum desses projetos agradava Steve Harris, sua idéia era formar uma autentica banda, que se chamou Iron Maiden. O nome da banda vem de um instrumento de tortura medieval, este instrumento tem o formato de uma pessoa, com alguns espetos por dentro. Quando a pessoa era colocada dentro do instrumento, o carrasco girava uma manivela do lado de fora, fazendo com que os espetos furassem o corpo da vítima.
Rapidamente Harris começa a buscar seus primeiros colaborados, certamente amigos do East End, assim a primeira formação estavam Paul Day (vocal), Dave Sullivan (guitarra), Terry Rance (guitarra), Ron Matthews (bateria) e o senhor Steve Harris no baixo. Com essa formação tentaram gravar alguma música, mas ficou muito caseiro, muitos integrantes da banda levaram essa gravação como um hobby entretanto para Steve Harris era muito mais sério, ele se preocupava com o respeito da banda e com os produtos dos companheiros, com tanta preocupação com a banda seus amigos colocaram o apelido de “Bomber Harris, Enterprises”.
Como afastamento de Paul Day da banda (que mais tarde estaria em “More” e “Wildfire”) Harris contou com a colaboração do vocalista da antiga banda “Smiler” Dennis Wilcock. Foi o mesmo cara que aconselhou a entrada de Dave Murray na banda. Dave já havia feito alguns ensaios para entrar para a banda “Warlock” (antiga banda de Dennis Wilcock). O curioso é que seis meses depois de entra na banda “Warlock” Dave foi expulso ao discutir com Dennis, Dennis não gostou que Dave se uniu a banda “Urchin” banda liderada por seu amigo Adrian Smith.
Nenhum comentário:
Postar um comentário